sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Filme de 6ª!


Estão a ver estes meninos de cor de rosinha, de perninha cruzada e tão bem comportados? São o Stade Français, equipa do nosso bem conhecido Clement, que ja deve estar pelos lados de Espanha. Lá jogam jogadores como Bergamasco, Hernandez, Corletto, Dominici e Szarweski...

Vejam como este meninos tão bem penteados se podem passar dos carretes de vez em quando!


PS: No filme, aparecem sempre de azul.

PS2: Esta atitude não é nada recomendável em campo, por razões que serão escusadas dizer!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Crónicas do Professor Chibanga, Parte II


Devido á falta de lesões, decidi escrever sobre o jogo contra o Técnico. Como já passou algum tempo, peço desculpa por demorar tanto, vou dividir esta crónica por “episódios” por não me lembrar ao certo da cronologia de certos acontecimentos.

Episódio Cunha: Na primeira meleé do jogo a favor do Cascais, Cunha introduz a bola pelo lado direito da meleé, apesar de não ser normal, não está errado, e até pensou bem, pois o nosso tanolador é canhoto (Ou não? Apenas não sabe “bem” as regras?) mas como o nosso 9 tem muita imaginação (ou novamente, não sabe bem as regras) decide, em vez de introduzir a bola pelo chão, ao ver a mele “engage”, atirar a bola para cima do dorso do Roberts para este a tentar tanolar com as costas! Inexplicavelmente, não teve sucesso e o Sir. Arbitro, manda repetir a meleé.

Episódio David: O Cascais pressionava os engenheiros com entradas dos animais (avançados), e após alguma “violência”, o Gemeo decide pedir a bola e fazer um up and under teleguiado para as mãos do David. Este apanha a bola, com a maior das facilidades e “sprinta” passando a linha de ensaio e TOUCHDOWN!!!! AHH NÃO… tamos a jogar rugby e não basta passar a linha de ensaio, temos de tocá-la no chão e nao atirá-la para a frente! (quando se deixa cair a bola para a frente, chama-se “avant”, apanhaste Cunha?). E foi o que aconteceu.

Episódio Eduardo: Estavam motivados os atletas da casa, placavam, placavam, placavam, os arquitectos tiveram de usar o jogo ao pé, pois ja não tinham canelas para correr devido às placagens do Psicopêras... Num pontapé do abertura adversário para o corredor dos 5metros, o ponta Eduardo vê a bola no ar e ao mesmo tempo analisa a rapida subida bem estruturada do jogadores do técnico (ou não) , e pensa: “Calma...Calma...Já sei!! Vou finjir que sou um badameco e simular um avant para que a defesa se desconcentre!” Da teoria à prática, Eduardo deixa a bola cair propositadamente, meio para a frente meio para trás tal como já tinha meditado, a defesa desconcentra-se, abre uma auto-estrada em que o Eduardo arpoveita e dá um sprint de 40 metros até à desejada linha de ensaio! Puff...Ensaio!

Episódio Mendes: Do rugby, passando pelo futebol americano e agora dando um cheirinho de futebol português vamos falar do Mendes.
O árbitro ao expulsar um jogador do Técnico por uma carga fora de tempo no
Pastel, Mendes, decide sem mais nem menos, aplaudir a decisao do arbitro com um entusiasmo digo de um autêntico futebolista pimba! Até o Cunha sabe que estas atitudes não são de jogadores de rugby e só se assistem nos jogos da “redondinha”!

Episodio Juve: O Cascais vencia, mas ao surgir uma penalidade ainda longe dos postes e querendo este assegurar a vitória sem riscos, decidem chutar aos postes. Quem vem lá para “bater o livre”? JUVE!! O numero 3!! (WHAT DA F*CK??) As bancadas ao rubro e uma grande pressão nos largos ombros deste jogador. Com o seu estilo 50cent/Roberto Carlos, ele agarra no tee, manda a bola para o tee (sim…não põe, nem ajeita a bola, manda-a sem mais nem menos) e com aquela já dita pinta de 50cent/Roberto Carlos dá três passos para trás, olha para a “baliza”, não corre para a bola, anda...alça da pata atrás e manda um pastel direitinho a “baliza”!! 2 pontos limpinhos para o Cascais! (São mesmo 2 Cunha? Ou serão 3?)

Cunha, se não sabes distinguir o lado esquedo do direito, vem ás minhas consultas, eu e o Carvalho trataremos muito bem de ti.... és tão pequenino;)

Treinem bois... e os lesionados que estejam atentos... os que já não tocam na oval há algum tempo serão os meus próximos pacientes.

Do canto mais refundido do posto médico do Carvalho, Chibanga!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Atenção!

Um mês e meio depois ele voltou...

Não percam hoje á meia noite as Crónicas do Professor Chibanga, nº II

Abraço

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Triste

Soubemos no treino desta 2ª Feira que o Montemor não iria jogar connosco no próximo fim de semana, dia 1 de Março. Tinham comunicado á direcção do Cascais que iriam desistir da competição como forma de protesto, porque de todos os jogos realizados em casa, apenas num tiveram um árbitro oficial da Federação Portuguesa de Rugby.
Já no fim de semana passado quando estávamos preparados para ir jogar a Setúbal, disseram-nos que o jogo também tinha sido cancelado, por razões diferentes.
Eram duas equipas acessíveis, e contávamos ganhar 10 pontos nestes 2 fins de semana, além de que os jogadores novos teriam oportunidade de evoluir um pouco pois jogariam com adversários teoricamente não tão fortes como as outras equipas do campeonato. Ao vermos um segundo jogo de seguida ser cancelado ficámos bastante desanimados pois a nossa equipa entrou num período de alta motivação e vontade de jogar e competir. Estar 2 semanas sem jogar é mau!

Mas com este texto quero expressar é o profundo desagrado com que vejo a FPR a lidar com o Rugby. Não percebo como é que depois do Mundial, onde os Lobos fizeram com que o rugby em Portugal ganhasse muitos mais adeptos e jogadores, a Federação continua-se a marimbar para certos aspectos do rugby português. É muito chato para nós o Montemor ter cancelado o jogo, como forma de protesto, mas têm toda a razão! É assim que se evolui o rugby, não mandando árbitros para jogos de um campeonato que está a formar jogadores que vão tentar qualificar Portugal e ir ao mundial 2011? Sim, os Sub 20 são a próxima geração do rugby português. É por ser no Alentejo? O que seria do Rugby se Portugal fosse um país maior do que é… Talvez seja por estas atitudes da FPR que o bom rugby português se resuma a Lisboa. A culpa não é dos árbitros…
Bem sei que não houve mais nenhum candidato para presidir a FPR, mas isto é uma vergonha… Volto a repetir, o RC Montemor tem toda a razão em desistir por protesto, e peço que ponham os olhos neles como exemplo. O rugby devia tar a evoluir, e não a andar para trás.

É a minha opinião. Espero que a Lousã venha cá dia 15 de Março!

Pedro Teodoro dos Santos

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Um mês de Blog

Faz hoje um mês que este blog renasceu para o mundo do Cascais e do Rugby!
Decidi contribuir para a dinamização deste espaço devido á falta de tempo do Miguel do Carmo, devido ao trabalho dentro e fora do Rugby, tal como o Jójó.
Vou fazer um balanço do que se está e irá passar por aqui nos próximos tempos:

Em 2007, foram escritas aqui 45 mensagens. Neste curto ano, 48.

Os comentários então subiram em flecha, basta reparar que só este mês passou-se a barreira dos 100 comentários! Inédito!
E apareceram caras novas por aqui (Jardas, Duarte Vieira, Bernas, Pêras, o Cunhinha e até jogadores/treinadores de outros escalões!) além das que ja nos visitavam.

Também há os ilustres desconhecidos que de vez em quando veem aqui malhar ou envenenar!
-Justiceiro
-Mãe do Justiceiro
-Vítor
-Johnbatemeuma
-Antí-Mestre (WANTED)
-Cócó Xixi Cama

Criou-se a Comissão Totalitária, cujos objectivos são eleger o Momento do Jogo, o Vilão do Jogo e o Guerreiro do Jogo. É composta pelos jogadores mais assíduos do blog (Teodoro, Mestre, Rudra, Juve e Pastel)

Apareceu o Professor Chibanga, um psicólogo cujo pai é de Burkina-Faso e a mãe da Guiné Conacri. Amigo de longa data do Carvalho, decidiu escrever umas crónicas de vez em quando para poder dar alguns conselhos aos lesionados e à 1ª Linha.

6ª Feira há sempre os filmes de 6ª, para mostrar o que se passa/passou no mundo do rugby lá fora, desde ensaios a placagens e situações caricatas!

Há os Actos Cabeleireiros, destinados literalmente a gozar com o cabelo de algum jogador conhecido e júnior do Cascais! Já saiu o 1º e já há mais alguns previstos...

Numa altura desconhecida, irá ser criado um Mega Post dedicado exclusivamente às caras de um senhor que se auto-intitula o pilar mais sexy que o mundo do Rugby conheceu. Vai ser largamente dedicado ás más expressões desse menino nas fotografias dos diversos jogos.
Quem é? Não sei, logo vêm!

Análise completa dos jogos pelo nosso treinador, João T. Ferreira.

Informação sobre as Selecções Nacionais (Sénior e escalões de formação) e fotografias de todos os jogos por estas feitos, bem como fotografias dos nossos jogos sempre que possíveis pelo Miguel do Carmo.

Site pioneiro na classificação de sub20, se não estou em erro, somos sempre os mais actualizados nessa informação.

Bom trabalho de todos!

Abraço, PTS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

6ª Feira, dia de filme

Como é normal, 6ª feira é noite de filme!
O filme escolhido tem 2 razões de ser:
-Relembrar o grande pontapé aos postes do Juve contra o Técnico
-Mostrar ao Bailarina Beloura o porquê de eu, o Mestre, o Mendes o Juve e o Câmara treinarmos uns drops antes do treino. É para estarmos preparados para quando chegarmos a este nível!

Grande Abraço

Cabelos - 1º Acto

Chegou a altura de mostrar o porquê de a nossa Comissão Totalitária eleger o pior cabelo em jogo... isto porque os maus cabelos não se passeiam só no futebol, também andam por aí, no mundo do Rugby. Alguns são para puro show off, outros são moda, e outros são para intimidar. Seja qual for a sua categoria, qualquer um nos faz rir.

Tanto no rugby profissional como na nossa equipa, há destes cabelos. Vamos relacionar alguns deles...
Gavin Henson, 1º Centro do País de Gales, e Eduardo Roberts, talonador dos sub 20 GDSC.
Reparem no cabelo rapado de lado, em cima das orelhas, e no gel abundante no topo para espetar o cabelo! Incrível!



Trabalho de equipa


O importante é trabalhar em equipa!

Foto fanada aqui!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Sábado 23, dia de Rugby!


No dia 23 vão-se realizar 4 bons jogos de rugby, ao qual sugiro um programa para vermos 3 deles, visto já não termos jogo com o Setúbal e termos o dia livre.
Ás 2:30 vamos para o Estádio Universitário para ver o Portugal Geórgia, ás 3. Portugal já tem uma equipa mais experiente, e os Georgianos são um bom adversário, daí ser um jogo não só interessante de ver como vamos apoiar a nossa Selecção!

Depois vamos para o Largo de Camões, e temos um Irlanda-Escócia (começa as 5) e ás 8 o grande jogo desta ronda das 6 Nações França-Inglaterra, certamente com bom ambiente por estes lados! Para acabar um jantarzinho no chinês na rua da policia!
Era bom que os jogadores que se iniciaram este ano alinhassem neste tipo de programa, não só para aprenderem mais mas para entrarem tb no espírito de equipa! Digam o qq acham... (O "convite" está aberto a todos os jogadores do Cascais!).
O ponto de encontro é as 13.45 no Dramático, quem puder levar carro diga!

Avé!

Pedro Teodoro

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cascais x Técnico Awards

Com estes prémios, acaba-se uma jornada vitoriosa para a nossa equipa e começa-se a preparar o próximo jogo, contra o Vitória de Setúbal.
Aconteceram muitas coisas neste jogo que poderiam ganhar o prémio de Momento do Jogo, tal como houve algumas decisões indiviuais e colectivas que poderiam determinar o Vilão do Jogo.
No meio de um jogo díficil, com muita adrenalina dentro de campo, e com todos os jogadores da equipa a mostrar a raça de um autentico guerreiro, o mais díficil foi mesmo encontrar o Guerreiro do Jogo.

Momento do Jogo: Jovelino Tavares. Engraçado o facto de o Jovelino ter sido o último Vilão pelo up-and-under a roçar o rídiculo que fez no último jogo, e agora ganhar o prémio de Momento do Jogo pelo fenomenal pontapé aos postes que fez do lado esquerdo do campo, junto á linha e fora dos 22m. Porque é que é o momento? Para quem não sabe o Juve é pilar, mas o chuto aos postes é uma das suas características. O pontapé não só foi excelente como nos ajudou a construir este díficil resultado. E como se exige neste prémio, as bancadas foram completamente a baixo quando o Juve o converteu! Parabéns!

Vilão do Jogo: David "Chacal" Cruz. Embora tenha feito um grande jogo, com muitas iniciativas individuais á ponta e a corresponder bem os chutos do nosso abertura para a ponta, o David já dentro da area de ensaio fez um avant, ao ser placado pelo arrier do Técnico...acontece!

Guerreiro do Jogo: GDS Cascais sub-20. Foi um jogo duro para toda a equipa, principalmente nos ultimos 20 minutos, onde estivemos sempre a placar e a defender com tudo o que tinhamos, e com um enorme espírito de sacrificio. Saímos todos cansados dentro de campo e daí atribuir este prémio á equipa e não a um jogador.

Pior penteado: Já temos mais candidatos além do Juve e do Pastel!! O Roberts, o Chacal e o puto António entraram nesta competição também! O pior penteado deste jogo é...Roberts! (como é óbvio!)

Grande Abraço, PTS

" RAÇA, DETERMINAÇÃO, ESPIRITO SACRIFICIO"

Os nossos sub20 ganharam este Domingo ao Técnico por 18-10, num jogo onde a nossa equipa mostrou uma grande determinação em o vencer. Em dia de muita chuva sabiamos que este ia ser um jogo em que era preciso jogar com muita raça e com um grande espirito de sacrificio face às condições atmosféricas. E foi isso que aconteceu, o Cascais trabalhou muito durante todo o jogo anulando, e muito bem, os movimentos ofensivos do Técnico que teve sempre pela frente uma defesa muito aguerrida. Em termos ofensivos a nossa equipa teve alguma precipitação em determinadas situações de jogo, jogando mais com o coração do que com a cabeça, o que nos fez perder a oportunidade de dilatarmos o marcador. De qualquer forma o objectivo para este jogo foi cumprido. Parabéns aos jogadores que já mereciam este prémio pela forma como têm trabalhado e jogado.

Jogaram e marcaram:

1- Manuel Mestre
2- Eduardo Roberts
3- Jovelino Tavares (3)
4- Pedro Mendes
5- Andrey Daskal
6- Hugo Pêras
7- Luis Silva
8- Pedro Teodoro (cap)
9- Pedro Cunha
10- Francisco Fernandes (2+3)
11- David Cruz
12- José Jerónimo
13- Frederico Oliveira (5)
14- Eduardo P.Basto (5)
15- Bernardo Freitas
16- Carlos Jumbati
17- Duarte Vieira
18- António C. Pereira
19- Luis Branco
20- Frederico

Homem do jogo: Francisco Fernandes, Pedro Mendes
Placagem do jogo: Hugo Pêras, Luis Silva

JF

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cascais x Técnico



Mestre em acção defensiva.

Chacal corre para um-quase-ensaio-praça-a-praça!



A insustentável leveza do ser.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Filmes de 6ª Feira

Malta, uns filmezinhos para começarem a ganhar muita pica para este jogo!
O último filme é para libertar o guerreiro-animal que há em vocês, para ficarem a ferver mesmo!Mas relembro que dentro de campo não se faz o mesmo que se passa no filme, por isso vamos manter a nossa folha de cartões limpa.

Um abraço e comecem a pensar no que têm de fazer para domingo estarem no vosso melhor!
PTS







P.S.: Inch quer dizer centímetro

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

CASCAIS - TÉCNICO

Domingo ás 17h00 volta o campeonato com a nossa equipa de sub20 a receber o Técnico, um histórico do Rugby nacional. É com alguma expectativa que aguardamos este jogo que acreditamos ser possivel ganharmos. Mesmo com muitos jogadores lesionados, existe muita motivação nos nossos rapazes principalmente após a boa exibição do último jogo contra o Belenenses. A anteceder o nosso jogo vão jogar os nossos sub16 e sub18 por isso espero que seja uma tarde com muita gente a apoiar o nosso CASCAIS. Não faltem pois o vosso apoio será muito importante. Bora lá malta!!!!


JF

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Belenenses x Cascais Awards

Juntamente com os prémios atríbuidos pelo Jójó, ficam aqui os prémios atribuídos pela equipa aos seguintes jogadores:

Melhor em Campo: Francisco F./ Pedro Teodoro/ Manuel Mestre
Placador do Jogo: Fred Oliveira/ Gugu/ Pastel

Guerreiro do Jogo: Hugo Pêras
Vilão do Jogo: Jovelino Tavares
Momento do Jogo: Pastel---> Mais uma vez, o Pastel evita um ensaio cujas hipóteses de não ser marcado eram infinitamente reduzidas. O ponta do Belenenses entra na área de ensaio, sem pressão, com um sorriso na cara, e vai até ao meio dos postes para pousar a bola quando vê o José Pastel a correr desenfreadamente para ele e deixa cair a bola. Conclusão: Até sem contacto o Pastel sabe defender. São 1.60 m e 60 kilos de pura intimidação física, e pelos vistos, psicológica!

Volto a dar palavras chave para os treinos desta semana: Concentração, trabalho, e deem tudo o que teem em cada minuto dos treinos para alcançar um resultado positivo no fim de semana!

Avé

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Nomeações

Depois do diagnóstico do jogo, aqui ficam as nomeações para os prémios atríbuidos pela equipa aos próprios jogadores. Relembro que nomeações implica votarem num dos jogadores abaixo mencionados apenas nas 3 categorias referidas (momento, vilão e guerreiro).

Guerreiro do Jogo:
Hugo Pêras: O Pêras vai ser operado ao ombro em breve mas concordou em jogar a formação para poder dar o seu contributo á equipa. E deu de que maneira! Fartou-se de dar passas nos avançados adversários (pilares incluidos), teve de ser substítuido temporariamente por sangue no nariz, e acabou o jogo sendo substítuido por dores fortes no ombro. Um autêntico Warrior!

David "Chacal" Cruz: O David também jogou lesionado no ombro e tinha uma missão pela frente: Travar o potente ponta do Belenenses. Fê-lo, e de que maneira! Fez-lhe grandes placagens, cortou-lhe o jogo físico e causou-lhe bastantes dúvidas! Mais tarde, acabaria por ser substítuido pelas dores que o ombro lhe causava.

Não só a estes, mas também ao Bernas, Cunha, Toni e Eduardo (todos com mazelas físicas (caso a ver pelo prof.Chibanga)) obrigado por terem vindo jogar.


Vilão do Jogo:
Fred Oliveira: Avant dentro da área de ensaio do Belém. (Estávamos a jogar a vantagem, o que atenuou ligeiramente!)

Jovelino Tavares: Up-and-Under de um ruck onde a bola anda meio metro e sai de campo! Todos sabemos que o Juve chuta bem aos postes, mas deixa esses para o Elissalde!

Rodrigo Ribeiro: Estavas avisado! Sim, nós fomos ver o teu jogo ao Universitário...Bom jogo, mas aquele chuto bloqueado que dá ensaio não escapa ás nomeações!

Lembro que o vilão é apenas o protagonista de um momento infeliz ou ilegal durante o jogo. O Fred fez um grande jogo, a ganhar muitos metros com a bola e a placar animalmente, o Juve está sempre muito dísponivel e cheio de potência nos jogos e o Rudra está a fazer uma excelente campanha pelos séniores, por isso este prémio não mancha as exibições destes jogadores!

Momento do Jogo: Só houve um, que será anunciado aquando a entrega dos prémios! Aceitam-se apostas para qual será!

Malta, esta semana TODOS (ínclui jogadores com mazelas que possam fazer corrida ou ginásio, e Rudra) aos treinos! Não é um pedido, nem uma ordem, é a vossa OBRIGAÇÃO.
Temos um jogo decisivo pela frente, por isso temos de treinar com empenho esta semana, deixem as desculpas inúteis de lado!

Abraço, Pedro Teodoro dos Santos

Belenenses Cascais - Taça de Portugal

Belenenses x Cascais


Todas as fotos do jogo, clicar na imagem.

"INJUSTO"

Os nossos sub20 foram eliminados da Taça de Portugal pelo Belenenses, perdendo por 42-10.
A nossa equipa fez (na minha opinião) talvez o melhor jogo desta época. Foram uns autênticos guerreiros dentro de campo, com uma defesa muito agressiva, bons alinhamentos (defensivos e ofensivos), boas mêlês, bons movimentos ofensivos e acima de tudo um grande grande espírito de sacrifício. Entrámos no jogo com muita determinação e raça dominando praticamente toda a 1ª parte, onde o Belém não conseguiu impor o seu jogo face à garra com que nós estávamos a jogar. Após um "presente" oferecido pelo árbitro o Belenenses conseguiu marcar um ensaio convertido que lhes deu 7 pontos colocando o resultado em 1o - 0 (já tinham marcado uma penalidade), ainda no decorrer da 1ª parte nós convertemos uma penalidade e o Belém marcou mais um ensaio, colocando o resultado em 15-3. Resultado enganador face às inúmeras oportunidades e domínio de jogo apresentado por nós. No inicio da 2ª parte o Belém entrou a todo o gás, tentando mostrar a sua superioridade face à nossa jovem equipa, mas os nossos guerreiros rapidamente resfriaram esta vontade marcando um ensaio convertido aos 5m de jogo, colocando o resultado em 15-10. Até aos 25m da 2ª parte tivemos duas excelentes oportunidades de "matar" o jogo, numa delas fizemos avnt dentro da linha de ensaio, e como se costuma dizer "quem não marca sofre" e foi o que aconteceu. Tivemos a infelicidade de se lesionarem 4 jogadores quase de seguida, obrigando-nos a recorrer a jogadores com 2 semanas de treino, o que desestabilizou fortemente a nossa equipa, e aí o Belem aproveitou muito bem as nossas fragilidades e nos últimos 10m de jogo colocou o resultado em 42-10. Enganador e injusto face ao que aconteceu durante todo o jogo (principalmente na 1ª parte), de qualquer forma sinto-me muito orgulhoso pela forma como estes jogadores se bateram neste jogo. Parabéns!!


Jogaram e marcaram:
1- Manuel Mestre
2- Eduardo Roberts
3- Jovelino Tavares
4- Pedro Mendes
5- Andrey Daskal
6- Luis Silva
7- Henrique Soares ( capt )
8- Pedro Teodoro
9- Hugo Pêras
10- Francisco Fernandes ( 3+2 )
11- David Cruz
12- José Jerónimo ( 5 )
13- Frederico Oliveira
14- Eduardo Bastos
15- António C. Pereira
16- Pedro Cunha
17- Bernardo Freitas
18- Luis
19- Anibal
20- Frederico

Homem do jogo: Francisco Fernandes, Pedro Teodoro, Manuel Mestre
Placagem do jogo: Henrique Soares, Frederico Oliveira, José Jerónimo

P.S. - Não desfazendo, no geral toda a equipa merece uma palavra de animo!

JF